Logo IEADCEMAR

Encontro com Deus

ENCONTRO COM DEUS

Clique na imagem acima para visualizar as demais fotos

Respondendo às perguntas mais frequentes sobre o ENCONTRO COM DEUS?

1) O que o Encontro com Deus? (missão do Projeto)
É um retiro espiritual que possibilita o participante estar frente à frente com a realidade  de que o Deus único e verdadeiro, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo quer se revelar a nós. É uma atividade eminentemente espiritual pela qual cada participante (encontrista) é desafiado a assimilar o amor Deus a partir do estado em que se encontra: para alguns irá reforçar ainda mais a consciência do cuidado de Deus para consigo; para outros, este retiro irá levar a reconciliar-se com o Pai; haverá aqueles que irão descobrir o amor e a fidelidade de Deus como nunca imaginaram acontecer em sua vida. 

O Encontro com Deus também é uma relevante atividade espiritual que proporciona aos participantes tempo para olhar os principais pontos da sua vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar, tudo isso em um tempo médio de dois dias de duração (final de semana) e é realizado em um local que permite contato com a natureza e tranquilidade. Ele começa em uma sexta-feira às 20 horas e se estende até domingo à tarde da mesma semana, em um lugar tranquilo, normalmente na zona rural e o encerramento ocorre no templo central da Assembleia de Deus de Maringá no mesmo domingo, na Rua Fernão Dias, 212.

São ministradas normalmente 14 (quatorze) relevantes palestras (final de semana) por pastores e líderes (encontreiros), os quais já participaram do Encontro, e há um tempo para meditar, orar e realizar outras atividades de edificação pessoal. 
Acontecem também intervalos de tempo sem nenhuma atividade para cada pessoa pensar sobre sua vida. Além disso, quem desejar pode conversar com um conselheiro(a) espiritual preparado para isso.

É um momento de especial intimidade com Deus, que depois nos facilitará encontrá-Lo no dia-a-dia: seja no trabalho, no descanso, nos momentos com a família, nos momentos com os amigos, etc.
Para isso, o participante (encontrista) conta com um clima de serenidade, de paz, de silêncio, que lhe permitirá sair do corre-corre diário para entrar nas questões mais profundas da existência, da felicidade, do que o motiva a viver cada dia, o seu projeto de vida, os seus sonhos, a sua amizade com Deus, etc.

2) Para que serve o Encontro com Deus? (objetivos)
Para ser desafiado a receber a intenção que Deus tem de revelar-se ao ser humano, revelar suas verdades e sua vontade para vida de cada ser humano; 
Para aprofundar no conhecimento da nossa própria personalidade, descobrir os nossos talentos, buscar o sentido da nossa vida e termos uma vida relevante;
Para ver o que precisamos para fazer para melhorarmos, para sermos mais felizes, nunca é tarde para recomeçar, para rever o rumo das nossas vidas;
Para lidar de forma harmoniosa todos os nossos sonhos e projetos. Decidir e empreender de forma consciente o que vemos que de fato é o melhor para nós;
Para entender os acontecimentos e as circunstâncias da nossa vida, muitas vezes sem sentido aparentemente, e fazer uma leitura objetiva desses eventos com a ótica de Deus;
A vivermos mais intensamente o centro do cristianismo: a caridade;
Para entender as nossas reações interiores que muitas vezes não acabamos de entender: as nossas alegrias, tristezas, angústias, esperanças;
Para permanecer no dia-a-dia, na presença de Deus e nos diversos âmbitos da nossa vida: relacionamento com Deus, família, na missão que cada pessoa tem nos desígnios divino, no trabalho, nas amizades, etc. 

Perguntas mais frequentes

1) Existe base bíblica para se fazer um encontro com Deus como vocês pretendem? 
Sim ! Utilizamos duas passagens bastante conhecidas das Escrituras Sagradas que ilustram qual o impacto que um “ Encontro com Deus” pode trazer a vida humana:
Gn 32.24-32 narra a historia de um dos patriarcas, Jaco(suplantador, enganador), que lutou com o Anjo no vão do Jaboque durante a noite inteira e ao final dela teve seu nome mudado para Israel (príncipe que luta com Deus). No verso 32 narra a Bíblia Sagrada que mancava na juntura da coxa e todos sabia, que algo de muito especial havia acontecido com ele. É Isso que acontece quando se encontra com Deus, somos marcados por ele.
A segunda é narrada em Jo 4.1-32, narra a historia de uma mulher Samaritana, marginalizada pela sociedade, que encontra-se com Jesus a beira do Poço de Jacó que apos longo dialogo com Ele, tem sua vida restaurada, trasnformada, testemunhando do poder de Deus, anunciando-0 como Messias e Salvador a toda cidade, que se rende aos pés do Mestre.

2) Esta ideia do ENCONTRO COM DEUS é da denominação Assembleia de Deus? 
Não! Se buscar informações em site evangélicos verá que este trabalho de restauração de vidas é feito em todo o Brasil e em várias denominações evangélicas. Até mesmo em outros países da Europa, como Portugal este trabalho de retiro espiritual é realizado, por brasileiros.

3) De modo geral o que acontece no ENCONTRO COM DEUS?
Para o sucesso de qualquer projeto, mesmo os para Deus a estratégia é primordial e no nosso caso adotamos a estratégia de não comentar o que acontece no período do retiro.
Somente temos divulgado algumas fotos do evento mas de forma muito sutil. Não é nada de misticismo nisto, ou segredo de estado. Somente optamos desta forma, pois um dos grandes propósitos do retiro é o que chamo de “choque de realidade” para o participante, o impacto que as ministrações causam em sua vida, o que caso, ele ja soubesse o que aconteceria, onde estaria a surpresa?

4) Quanto tempo dura o ENCONTRO COM DEUS e onde acontece?
O período do Retiro Espiritual “Encontro com Deus” ocorre num final de semana em uma Chácara na Zona Rural de cidades próximas, que corresponde das 20:00 de sexta-feira até as 17:00 hs de Domingo, e logo após terminamos com culto de adoração e agradecimento a Deus e recepção dos Encontristas e Encontreiros em nosso tempo sede as 19:00 hs, onde parte dele é apresentado relatório e testemunhos dos participantes, culminando com Mensagem do presidente do Encontro, Pastor Robson Brito, presidente da IEADCEMAR de Deus de Maringá no mesmo domingo, na Rua Fernão Dias, 212. 
Para saber especificamente quando onde ocorrerá o próximo, nosso contato é na secretaria da Igreja através dos contatos: 
   Secretaria: Irmã Maria Antunes  
   Telefones: 44-3224-7742/44-99811-1155 

   Coordenadores: Ev. Julio Machado 
   Telefone: 44-99832-0722 (tim) 

   Pra. Rute Brito
   Telefone: 44-99926-0227

5) Peço que me desculpem, mas alguém julga estranho o nome "ENCONTRO COM DEUS". 
O que vocês dizem para aquelas pessoas que declaram ser salvas e que afirmam que se encontram com Deus todos os dias, portanto, não precisam de um evento deste tipo?
É uma pergunta interessante que gera uma resposta interessante, “ me encontro com Deus” todos os dias, mas será verdade? Gostaria de responder sua pergunta com algumas outras, que ao final delas vc terá sua resposta:
Poderemos nos encontrar com Deus em poucos momentos durante nosso dia tão aterefado que mal temos tempo de orar e ler a sua Palavra?
E neste curto espaço de tempo, caso ele ocorra realmente, damos tempo de Deus falar e publicar sua vontade em nosso coração?
Conversamos realmente com Deus? Lembrando que uma conversa é uma “via de duas mãos?”

Encontro com Deus é um momento em que você dá tempo pra sí mesmo e tempo pra Deus em sua vida. Você pára para falar com Deus e principalmente Ouvi-lo !!
Evangelho de Mateus cap 17.1-9, narra o episódio da Transfiguração onde Jesus permitiu que sou roupagem humana, desse lugar a sua eternidade que sempre existiu, mostrando um Jesus divino, que até então eles não conheciam. E Olha que ele não somente se encontravam com Jesus todos os dias, como viviam com ele diuturnamente.
Isso responde sua Pergunta?

6) São servidas refeições no ENCONTRO COM DEUS?
Sim! São servidas 8(oito) refeições preparadas por uma equipe de cozinha, coordenadas por um Chef e nutricionista, com todos os ingredientes necessários para uma refeição balanceada e nutritiva, com pitadas de amor e muito carinho.
São 02 jantas, 02 almoços, 02 cafés da Manhã e 02 cafés da tarde. Durante todos dos dias são servidos ao longo da programação garrafas d’agua com cafezinhos para os Encontristas.

7) Eu tenho restrições alimentares, como posso fazer?
Já participaram dos retiros, diversos Encontristas que possuíam restrições alimentares e isso sendo comunicado foram feitas refeições diferenciadas para os mesmo, especialmente na questão do Gluten.

8) Eu que tomar medicação especial em horários específicos durante o dia, como posso fazer?
O mesmo cuidado que temos com a alimentação de nossos Encontristas, os que necessitam de medição continua, poderão leva-la e tem a liberdade de medicar-se a hora e quantas vezes que seja necessário e com pessoas especializadas para auxiliá-lo, pois temos médicos e enfermeiros no evento, que fazem parte da equipe de Encontreiros. 

9) Qual o valor financeiro?
R$ 100,00 (cem reais)
Atualmente temos conseguido graças a subsídios de patrocinadores, controlar o valor da inscrição apesar das sucessivas altas dos insumos e materiais de apoio que são entregues aos Encontristas por ocasião do evento, tais como Pasta, blocos para anotações, crachá e caneta.

10) Como são as acomodações para pouso?
São excelentes! Uma de nossas preocupações é dar o conforto necessário aos Encontristas. O Encontro se realiza-se em Chácaras em áreas rurais próximas a cidade de Maringá, com alojamentos com Ventiladores, Condicionadores de ar, locais distintos para refeições e palestras, tudo cercado de muito verde.

11) Há atividade Física e de lazer no ENCONTRO COM DEUS?
Se você considera atividade física e lazer, jogos de futebol, utilização de piscinas, canchas de bocha e meses de bilhar e ping-pong, eu responderia que NÃO.
Digo desta forma, pois o fato de estar num lugar como mencionado anteriormente, cercado de ótimas pessoas, longe de tudo que me cerca no dia a dia, distante do stress, usufruindo de um papo gostoso durante as refeições, é muito divertido e um ótimo LAZER.

12) Eu preciso ser membro da Assembleia de Deus para participar?
Não! O evento é Interdenominacional !
O Retiro Espiritual “Encontro com Deus” como dito anteriormente tem como missão dar oportunidade das pessoas terem um tempo especial com Deus, conhecendo mais significamente, melhorando sua via espiritual de forma impactante,  “drasticamente”, eu diria, e a quem tiver interessado nisto, as portas do evento estarão abertas para qualquer interessado.

13) Eu não sou evangélico, posso participar?
Sim! Como comentado anteriormente, o evento esta aberto qualquer pessoa, independente de raça, cor, situação financeira,nível cultural, social.

14) Eu sou menor de dezoito anos, posso participar?
Sim! Neste caso como é de praxe em qualquer evento com ajuntamento de pessoas e fora do domicilio do participante, se este for menor de idade, deverá ter autorização dos pais por escrito. O que sempre providenciamos que seja feita antes do inicio do mesmo.
15) O que preciso levar para este dois dias e para posar duas noites no ENCONTRO COM DEUS?
Por ocasião do preenchimento da ficha de inscrição, entregamos ao participante que gostamos de chamar de “Encontrista” um lembrete contendo o que precisa ser levado ao evento.
No caso duas malas/mochilas separando, roupas de cama e travesseiro numa, e noutra roupas leves e confortáveis, e um traje social para o culto de recepção no domingo pois os participantes saem da chacara direto para a Igreja, e objetos pessoais de higiene pessoal e limpeza.
No mais muito desejo de se “Encontrar com Deus” de uma forma muito especial e singular.

16) Eu tenho trabalhos escolares para fazer, posso estudar lá, haverá tempo livre?
Não! e Sim! O objetivo do Retiro é reclusão total e de tudo que o cerca no dia a dia, por isso o nome “retiro”.
Logicamente que haverá tempo livre para bate papo e risos a vontade em determinados horários do evento.

17) Eu terei que fazer algum trabalho de meu serviço material, posso trabalhar lá, haverá tempo livre?
Não! como dito anteriormente, somente atividades a nível espiritual, alem das refeições e descanso serão permitidas no evento.

18) No lugar onde ocorre o ENCONTRO COM DEUS há sinal para telefone celular? Poderei me comunicar normalmente com os que estão fora do ambiente durante o evento?
Sim ! e Não! A Ideia é o Encontrista se isolar do seu “mundo no dia-a-dia” neste final de semana do Encontro.
É claro que todos os números de celulares dos Encontreiros serão repassados aos familiares do participante, bem como temos os números dos telefones fixos e celulares dos mesmos para contato e veículos para locomoção para fora do local do evento, em caso de alguma eventualidade.

19) Eu tenho uma dificuldade: sou obeso(a), vocês tem previsão para atender pessoas como eu?
Sim! No aspecto acomodações, procuramos dar uma atenção especial a pessoa permitindo que ela escolha a sua acomodação(beliche).
Em nossa equipe de Encontreiros, como dito anteriormente temos médicos e enfermeiros escalados, bem como veículos para locomoção, para tratar qualquer eventualidade ou emergência.

20) Eu tenho uma dificuldade: sou portador(a) de uma necessidade especial, vocês tem previsão para atender pessoas como eu?
Sim! Estamos preparados para atende-lo satisfatoriamente, dependendo da necessidade especial do Encontrista.

21) Eu tenho uma dificuldade: eu ronco quando durmo, vocês tem previsão para atender pessoas como eu?
Este tipo de dificuldade é comum e acontece em todos os encontros masculinos principalmente, porém não tem sido motivo de incomodo aos demais Encontristas, mesmo dormindo em alojamento com camas coletivas(beliches)